BIBLIOGRAFIA SOBRE
INOVAÇÃO E
CRIATIVIDADE
(Até
onde se torna válida a
indicação de livros sobre o tema)
Vem
dos Gregos uma imagem preciosa sobre a luta da espécie
humana
para conquistar o
conhecimento. Ensinaram eles imaginar a luz como o saber, e a
escuridão como a
ignorância. Temos todos, portanto, um halo de luz, que
representa
a soma de
nossos conhecimentos e, em volta, a escuridão, que seria a
noite
do nosso
não-saber. Pois bem, visualizando esses dois campos,
percebemos
que quanto mais
aumentarmos o nosso saber, maior o nosso halo, maior será o
nosso contato com a
escuridão do que ainda não sabemos. Em resumo, quanto
mais sei, mais sei que
pouco sei. Por isso Goethe
afirmou ser tolice o homem querer
explicar tudo.
Mas,
em vez de se entristecer com essa constatação,
poderemos
nos alegrar por ver
inesgotável a possibilidade de nossas
explorações,
isso se nos conciliarmos com
a limitada condição humana. É aprender
sem nunca
chegar ao fim da aprendizagem.
Essa reflexão obviamente cai como uma luva quando falamos
dos
avanços da
ciência e da tecnologia, estudados na disciplina que hoje
comumente se conhece
como “inovação”. Como
então encarar o
desafio implícito nessas
considerações,
para se pesquisar os ganhos não lineares do conhecimento, e,
mais ainda, para
aproveitar o conhecimento e nos qualificarmos como pessoas inovadoras?
Como
estudar a matéria? O que ler? Que exercícios
fazer?
Enfrento
esse tipo de pergunta desde 1986, quando comecei a lecionar
criatividade. Por
força de ter sido sempre um profissional de
criação publicitária, comecei a
responder a indagação com alguma facilidade.
Organizei
uma cuidadosa
bibliografia sobre o tema, pus-me fornecê-la, além
de
consultá-la como
interessado. Como um pesquisador feliz pela oportunidade, pus-me a
aplicar os
seus conceitos, principalmente na orientação dos
alunos.
Assim meu halo de
conhecimentos do tema foi aumentando, e, descobri, minhas certezas
diminuindo.
As fontes continuavam sendo recomendáveis, mas a
complexidade
minava minha
confiança inicial. Hoje, e particularmente aqui neste texto,
faço um balanço da
bibliografia que usei, primeiramente nas aulas de criatividade, e
posteriormente nas aulas de inovação. Verifico
que
durante os 16 anos em que
“estou” professor, acabei compilando uma extensa
bibliografia, das que acabam
desencorajando o leigo. Com o cuidado de não ser omisso,
além dos livros
comecei a recomendar filmes. E agora, sites. Mas amanhã,
quem
sabe, em um
refluxo, talvez eu esteja recomendando prioritariamente
“interlocutores
presenciais”, isto é, conversas pessoais com gente
que
tenha informações para
trocar. Penso que poderei fazer isso convencido de estar seguindo uma
lógica
didática, para certamente perceber depois que devemos fazer
um
caminho de volta
à simplicidade, desistindo de abarcar o
intangível
universo do conhecimento,
para procurar as fontes da velha e boa sabedoria, que hoje sabemos, se
alicerça
menos no ganho cognitivo do que na prática do humanismo.
Boas
“trocas de
figurinhas” com gente interessante valerão tanto
como bons
livros. Nada tenho
contra os “chats” da internet, mas continuarei
recomendando
conversas ao vivo,
onde a comunicação é mais rica e
fecunda. Prevejo
também que continuarei
recomendando técnicas de
“elaboração de
receitas” para que cada pessoa trace o
seu caminho ideal na sua noite do não saber. Consultar
listas de
livros é um
passo inicial, para tentarmos imaginar os títulos e autores
que
nos “pegarão a
veia”, o que talvez só seja possível
descobrir
depois, ao folhear os livros em
uma livraria ou biblioteca. Nada muito diferente do que navegar na
Internet,
para os adeptos. Essa procura, contudo, renderá muito mais
se a
pessoa tiver
traçado um plano geral de viagem, onde colocará
seu
destino ideal, suas
alternativas úteis e seu trajeto preferencial. O plano leva
em
conta suas
peculiaridades de formação e de personalidade, e
por isso
é individual. Ele
deve contemplar primeiramente a maneira de ser da pessoa, suas
prioridades, sua
dose de disciplina usual, seus valores, tudo, enfim, que possa indicar
uma meta
“cabível” para a pessoa. Programas
ambiciosos demais
trarão sentimentos de
culpa e frustração. Para traçar seu
plano,
portanto, primeiro é conhecer-se,
dominar suas qualidades e defeitos. Aí é
possível
determinar-se um programa, e
ter um planejamento operacional, quantificado talvez em horas semanais,
e
especificado em autores e/ou tipos de livros a consultar. Fazer resumos
e
anotações é útil, bem como
ter
alguém para discutir as descobertas. Estas
sugestões
mostram como a receita precisa ser individual, e como ela só
pode ser
teoricamente esboçada em um texto como este.
Porém,
para não ficar só na área da teoria,
adiantarei
aqui alguns livros que, como
antibióticos de amplo espectro, abarcam mais
áreas de
interesse particular
dentro do tema. Depois desses, remeterei os interessados à
minha
relação
completa, fora deste texto. Aqui, penso que meia dúzia dos
livros mais gerais
já será útil. Dois sobre criatividade,
e cito um
dos meus livros por questão de
coerência, o terceiro sobre os estudos do funcionamento da
mente,
domínio útil
para uma orientação própria, e os
outros
três sobre inovação. Os que
não foram
traduzidos, indico no original.
Sobre
criatividade: The Act of Creation, Arthur Koestler, Arkana Penguin,
U.K., 1989
e Criatividade Abrindo o Lado Inovador da Mente - J. Predebon , Atlas,
SP,
2003.
Sobre
a mente,
para tentar usá-la melhor, Undiscovered Mind, John Horgan,
Touchstone Book,
N.Y., 1999
Sobre
inovação: Liderando
Mudança, John Kotter, Campus, SP, 1997 // Gestão
da
Mudança, Ruben Bauer,
Atlas, SP, 1999 // Big Change, Paul Taffinder, Wiley & Sons,
U.K.,
1998 //
O Crescimento pela Inovação, Claytoin M
Christensen,
Campus 2003
Os
outros
livros da minha bibliografia estão na
relação,
que, como este texto, fica
disponível no site <www.predebon.com.br>
e cuja consulta pode gerar algum comentário que eu desde
já agradeço.
(A
RELAÇÃO
ESTÁ AQUI, A
SEGUIR)
BIBLIOGRAFIA
DE
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - José
Predebon - 2004
Livros
em 3 categorias,
todos
em
ordem alfabética:
a)
INOVADORES
(ESPECULATIVOS E/OU DISRUPTIVOS)
b) CLÁSSICOS
(BASICAMENTE ÚTEIS)
c) PECULIARES
(QUANTO
ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS)
a)
INOVADORES
CRIATIVIDADE:
ABRINDO O LADO INOVADOR DA MENTE - J.
Predebon - Editora Atlas -, 5a ed atualizada 2003 -
Descrição, exploração e
recomendações sobre o uso da abordagem das
Aberturas para
a Criatividade, do
autor.
GESTÃO
DA MUDANÇA - R Bauer – Atlas 1999
–Teoria da
complexidade e seu uso em mudanças
nas organizações.
O
CRESCIMENTO PELA
INOVAÇÃO – Christensen –
Campus 2003 –
Aplicação prática das teorias da outra
importante
obra do autor, O Dilema da
Inovação, cujo conteúdo
também está
presente aqui.
OPEN
INNOVATION –
Henry W. Chesbrough –Harvard B.S.Press – 2003
–
Teoria revolucionária que
propõe explicar sucessos e fracassos reais dos processos de
inovação em grandes
organizações contemporâneas. 1
b)
CLÁSSICOS
A
CORAGEM DE CRIAR - Rollo May - N Fronteira 1982
- Abordagem atitudinal, de um
“papa” da psicologia humanista.
CRIATIVIDADE
- Eunice M.L.Soriano de Alencar - Edunb -1993
-Visão
concisa do tema
criatividade,
baseada na “Psicologia da Criatividade”, de 1986,
da
autora, a maior autoridade
acadêmica brasileira no assunto
LIDERANDO
MUDANÇA - John P. Kotter–
Campus 1997
Obra
clássica no tema
das
mudanças organizacionais
O
PODER CRIADOR DA MENTE - A. Osborn - Ibrasa - O
pensamento não lógico, relatado
pelo inventor do brainstorm.
SEIS
CHAPÉUS – De Bono = Vértice 1986
–
O mais conhecido livro do mais notório autor sobre
criatividade.
SER
CRIATIVO - Stephen Nachmanovich -
Summus - Visão
artística/poética/metafórica
da criatividade
THE
ACT OF CREATION - Arthur Koestler –
Arkana 1968
Clássico
estudo da
criatividade por renomado cientista
UM
TOK NA CUCA - R Von Oech - Cultura 1988 - Leve e bem
humorado best seller, s/ criatividade sem medo do erro.
c)
PECULIARES
A
ARTE DA
INOVAÇÃO – Tom Kelley –
Futura, 2001 – Descrição dos processos
criativos
dos designers da IDEO.
AHA!
–
Jordan Ayan – Negócio, 1997 –
Modelos e receitas para a prática da criatividade
profissional.
BIG
CHANGE -
Paul Taffinder – J Wiley
& Sons - Casos reais de mudança em grandes
organizações.
CRIATIVIDADE
– B. Clegg e P. Birch –
Manual com dicas práticas para mudança de estilo
de
trabalho.
CRIATIVIDADE
E PROCESSOS DE
CRIAÇÃO-Fayga Ostrenewer-Vozes (Foco no tema a
partir das
artes)
CRIATIVIDADE
HOJE - J.Predebon Ed Atlas
1999, 3a
ed 2002 (Treino, aprendizagem e ensino da
criatividade)
CRIATIVIDADE
NO TRABALHO E NA VIDA -
Roberto Menna Barreto - Summus - 1997 (Abrangente visão da
criatividade,
baseada na grande experiência do autor, que até
2003
já dirigira mais de 500 seminários
sobre o tema)
E
SE?
–D.Allan, Kingdon, Murrin, Rudkin
– Best Seller, 1998 – Relato da
experiência dos
autores em criativ.
profissional
ESPÍRITO
CRIATIVO – Goleman, Kaufman e
Ray – Cultrix 1992 – Estudo série de
entrevistas em
série de TV
GERÊNCIA
DA CRIATIVIDADE- Eunice
Soriano de Alencar-Makron - (Foco nas
organizações)
GERENCIANDO
MUDANÇAS – Ichak Adizes,
Pioneira, 1991 – Famosa obra sobre
transformações
em empresas
GRANDE
IDÉIA - Charles Thompson -
Saraiva - Técnicas e dicas para o desenvolvimento da
criatividade
HANDBOOK
OR
CREATIVITY – R.J.Sternberg
– Cambridge, 1999 – Coleção
de textos sobre o
tema, diversos autores
IDEA
WISE
– S.,Rivkin & Seitel –
Wiley, 2002 – Executivo relata seus métodos para
transformar idéia em inovação
IDÉIAS
MALUCAS QUE FUNCIONAM –
R.I.Sutton, Campus, 2002 – Sugestões de
criatividade em
empresas
JAMMING
-
John Kao - Campus – Livro em
português. Criativ. em empresas, do prof. em Harvard e
Stanford
MAKING
CHANGE WORK FOR YOU - A.
Hardinghan - Sheldon Business Book -Inovação na
empresa,
com foco nas políticas
de relações humanas.
MANAGING
CREATIVITY AND INNOVATION – Harvand B. School Press
– 2003
–Visão didádica do
tema
MUDANÇA
– Div., da Harvard Business
Review
2000 –
Coletânea de
textos sobre
o tema e descrição de casos.
MUDANDO
PARA
MELHOR - Equipe da Price
Waterheouse – Atlas 1996 (relatos e análises de
casos
reais) / CORPORATE
CREATIVITY - Robinson & Sterm - Berret , Uso da criatividade
nas
grandes
organizações
MUDANDO
PARA
MELHOR – Equipe da Price
Waterhouse – Atlas – Práticas de
mudança, em
casos reais
TAKING
CHARGE
OF CHANGE – Douglas K. Smith – Addison Wesley, 1996
–
Mudança prof., com foco
em equipes
THE
EUREKA
EFFECT – D. Perkins –
WWNorton, 2000 – Sobre criatividade profissional, com uso de
metáforas
THE
INNOVATION WAVE – Von Stamm –
Wiley, 2003 – Manual de procedimentos inovadores em
organizações
THINKERTOYS
- M.. Michalko - Cultura -
Livro em português. Dicas, recursos, e exercícios
de
criatividade.
WHEN
SPARK
FLY – L. Swap – Harvard
B.S.Press, 1999 –Obra abrangente s/ o processo criativo em
organizações. 1
(ATENÇÃO,
VEJA NO VERSO SUGESTÕES DE
LEITURA PARALELA)
BIBLIOGRAFIA
DE
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE – (fls
2)
LEITURA
PARALELA
Alguns
livros que, por motivos vários, recomendo para interessados
nos
temas
“Inovação” e
“Criatividade”.
(livros
também separados nas 3 categorias de inovadores, clássicos
e peculiares
e em ordem alfabética)
a)
COMPLEXIDADE
E ORGANIZAÇÕES – Márcia
Esteves Agostinho
– Atlas 2003 – Uma abordagem
gerencial com base na teoria da Complexidade, e que tangencia o tema
“Complexidade”
CONVIVENCIALIDADE
– Div. autores, org. de Agostinho, Bauer
e Predebon– Atlas 2002 – Visão moderna
das
relações humanas, principalmente no
trabalho, dentro do emergente tema
“convivencialidade”,
ligado a estudos da
complexidade.
EMERGÊNCIA,
a dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades
e
softwares – Jorge Sahar
Editor 2001 – Visão da nova ciência,
derivada da
complexidade, e especulações
sobre sua ação no futuro.
GYM
CERVEAU – Monique Le Poncin – Stock, 1987
– Teoria e
prática científicas de
exercícios p/desenv. do cérebro
NÃO
ZERO, A LÓGICA DO
DESTINO HUMANO – Robert Wright –
Campus, 2000 – Visão antropológica,
notadamente
moderna e otimista, do
desenvolvimento humano.
THE
UNDICOVERED MIND – J. Horgan – Touchstone, 1999 O
“estado da arte” da ciência
estudando cérebro/mente. 1
b)
A
IMAGINAÇÃO DE MARKETING – T. Levitt,
Atlas, 1985 – Obra precursora das tendências da
criativ. no
marketing
A
SABEDORIA DA INSEGURANÇA – Alan Watts
– Record, 1951- Visão filosófica s/ o
bloqueio
vindo do medo do futuro
ADMINISTRANDO
EM TEMPO DE GRANDES
MUDANÇAS – .P. Drucker Pioneira,
1985–
Tema inovação p/Drucker. 1
AWAKENING
INTUITION – Frances E.
Vaughan, Doubleday, 1945 – Clássico sobre o tema
intuição e seu uso
O
PODER DO MITO - J.Campbell - Palas
Athena, 1988 – Tratado s/
influências
dos mitos e ritos na sociedade moderna
THE
FIFTH DISCIPLINE -Peter M. Senge -
Doubleday/Century, 1992 - A teoria da organização
que
aprende, exemplos e
receitas para a empresa moderna. Existe uma
tradução/condensação em
português,
com muitas falhas.
TOWARD
A PSYCHOLOGY OF BEING – Abraham
Maslow – VNR, 1968 – Visão
básica
sobre
a personalidade criativa
c)
A
NOVA
CIÊNCIA DA MENTE – Howard
Gardner, Edusp – Ciëncia da
Cognição,
abordagem multidisciplinar
A
PRÁTICA DA CRIATIVIDADE – G.M.Prince,
Cultrix, 1970 – Um dos primeiros teóricos que
focalizou o
tema
BRAIN
BOOSTERS FOR BUSINESS ADVANTAGE –
A. B. VanGundy - Pfeiffer, 1995 - Dicas práticas e
exercícios
BRAIN
FITNESS – R. Goldman, Doubleday –
Informações sobre exercícios para
melhorar o
desempenho mental
CIÊNCIA,
ORDEN Y CREATIVIDAD – David
Bohm & Peat – Kairós, Barcelona, l987
–
Raízes da criativ. no mundo
CRIATIVIDADE
EM PROPAGANDA – R. Menna
Barreto – Summus
1978 - Famosa e
ótima
obra no tema.
FREEING
THE
CREATIVE SPIRIT – Adriana
Diaz – Harper 1983 – Dicas de criatividade a partir
do
desenho
GESTÃO
DAS MUDANÇAS – Pedro Mandelli et
al, Campus, 2003 – Estudo sobre a
integração de
estratégias e pessoas
INOVAÇÃO
– Kanter, Kao & Wiersema –
Negócio, 1997 – Pensamento inov. na 3M, Dupont,
GE, Pfizer
e Rubbermaid
MARCA
– Stalimir Vieira – Loyola, 2002
– No Branding, tese de que “o que o
coração
não sente, os olhos não vêem”
MENTES
QUE
CRIAM – Howard Gardner –
Artes Médicas, 1993 – Casos
biográficos, pelo autor
de Estruturas da Mente
NUTS!
- K.
& J. Freiberg, Editora
Manole – História da criatividade em uso no caso
da
Southwest Airlines
O
CAMINHO DA
HABILIDADE - T. Tulku -
Cultrix
- Breve e
ótimo estudo s/
desenv. Pessoal e profissional
O
MISTÉRIO DA INTUIÇÃO – Brian
Inglis,
Cultrix – Informações sobre o nosso
“sexto
sentido” e seu uso.
PONTO
DE
RUPTURA E TRANSFORMAÇÃO -
G.Land e B. Jarman - Cultrix
Estudo
sobre inovação na empresa, feito principalmente
como
releitura do Ponto de
Mutação, do Capra
PROPAGANDA,
PROFISSIONAIS ENSINAM COMO
SE FAZ - Div. Autores, organização de J. Predebon
-Atlas
2000 (testemunhos
profissionais, com capítulo sobre criatividade na propaganda)
SABEDORIA
INCOMUM - F. Capra - Cultrix
- Relato das pesquisas de
Capra para
escrever O Tao da Física e O Ponto de
Mutação, com
uma alta porcentagens das
informações dessas duas obras
clássicas.
THE
OWNER’S
MANUAL FOR THE BRAIN – P. J. Howard, Bard Press –
Tudo s/o
funcionamento do
cérebro. 1
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