imagem topo

José Predebon 
Professor, escritor e  palestrante.

Criatividade
Inovação
  Home   |    Textos     |  Perfil    |   Quinhentinos  |     Palestras   |   Contato
                 





Assunto: Criatividade e Inovação

PERGUNTA DE PLANTÃO

Hoje respondo à questão contida em quase todas as perguntas que me são feitas em classe, particularmente naquele papo informal que costuma suceder a aula: 

                             Professor, o que vem por aí ?

Resposta

Para fugir do condicionamento do especialista, do tipo de cirurgião dizendo que a solução só pode ser uma operação, tenho usado todos meus binóculos para perscrutar o que está no imprevisível futuro que vem por aí. 

Em resumo, digo que é mais inovação. Porém com parâmetros também inovados. Detalhes? veja abaixo o que eu vejo, em seis minutos de leitura.

    INOVAÇÃO E FUTURO.

Desde 1986 dou aulas de inovação e criatividade, o que me permite observar uma mudança de postura das pessoas frente às fronteiras de nossa evolução.

Hoje a geração mais jovem enxerga a acelerada expansão tecnológica como coisa normal, base da inovação e inerente ao estágio atual da sociedade. As manifestações de criatividade são vistas como desejáveis, e bem ligadas à inovação.

Enquanto o olhar moderno vem diluindo as resistências naturais às incertezas do novo, elas ainda permanecem entre os mais velhos. Um certo saudosismo é alimentado pela dificuldade de adaptação às novidades, nas mentes já educadas em contexto anterior – por que mudaram isso? Era tão simples!

Por outro lado, a vanguarda, ainda que sempre minoritária, supervaloriza a inovação tecnológica e a torna, pela via do marketing, insumo obrigatório – hoje os carros vêm com mil sensores, e qualquer sistema manual, como o de abertura de vidros é coisa antiquada. Xô, dinossauro!

Contudo, atenção, existe também na vanguarda uma emergente onda não-consumista, irmã da consciência ambiental, que bate de frente no panorama descrito acima. Para dar aulas em sintonia com a cabeça dos jovens, hoje me vejo refletindo sobre esse conflito e os papéis da inovação na sociedade. Que futuro nos espera?

Para não me alongar e este texto chegar a três mil toques, e assim se tornar “ilegível” ao meu público, vou resumir e defender algumas respostas que minhas observações e pesquisas inspiram.

Primeiramente digo que continuaremos a avançar, até pela inércia. Porém isso não se dará linearmente, mas em ondas. E a próxima, arrisco, focalizará as funções sociais na inovação. O movimento não consumista é parente da ética, e por isso a questão ambientalista emergirá.  Sustentabilidade será o conceito mais discutido, nos mais variados setores.

Então, de agora em diante, sugiro, a sustentabilidade ganhará poder crescente e trará em sua esteira larga uma renovação do contrato social. Isso está visível nos últimos movimentos da civilização do ocidente, que incluem feminismo, cidadania e igualdade social.

Assim como a reciclagem planejada afeta o valor dos produtos novos, todas as atividades inovadoras começarão a pedir aval ao departamento do politicamente correto. Esse, caros amigos, colegas professores e ex-alunos, é o vento maior que eu sinto soprar agora, e que festejo por suceder a uma selvagem névoa de vale-tudo que torna nosso ar irrespirável.

Como essa nova dinâmica, penso eu, tem caráter depurativo, a adaptação a ela é quase obrigatória, por motivos não só éticos, mas de imediata sobrevivência profissional. É a conclusão-mensagem que registro aqui. Responderei a qualquer comentário, que encareço e desde já agradeço.

 JP 2018.


Criatividade Abrindo o lado inovador da mente Profissão Professor 2 Viva a Equipe Inovadora Pensar e Sorrir Profissão Professor
Criatividade Abrindo o lado inovador da mente
Editora Pearson 8a.ed. 2013
     comprar

Profissão Professor 2
Editora Longarina 2013

Viva a Equipe Inovadora
Quark Press Editorial 2012
Pensar e Sorrir
Cia dos Livros  2011
Profissão Professor
Cia dos Livros  2010
Criatividade para Renovar Aulas
Inovacao no Varejo
Getao da Inovacao
Curso de Propaganda
Caleidoscopio
Criatividade para Renovar Aulas
Editora Brainstore – 2009
Inovação no varejo, co-autoria com Edson Zogbi
Edt. Atlas 2a ed. 2009
Gestão da Inovação
Editora Profitbooks  2008
Curso de Propaganda
Editora Atlas 2007
Caleidoscópio  (Romance)
Produção Editora Atlas 2005
Criatividade Hoje
Convivencialidade
Propaganda
Deslimites
 Urgente Inajjar
                            
Criatividade hoje: como  se pratica, aprende e ensina
Editora Atlas - 3a Ed. 2003

Convivencialidade
Editora Atlas - 2001
Propaganda Profissionais Ensinam Como se Faz  Editora Atlas 2000 Deslimites (Poesia) Clique na imagem para ler
Ed Dag 1986
Predebon também tem capítulos publicados nos livros: Urgente Carreira, de Eduardo Najjar e Administração Empreendedora, de Edmir Kuazaqui.
jose@predebon.com.br