imagem topo

José Predebon 
Professor, escritor e  palestrante.

Criatividade
Inovação
  Home   |    Textos     |  Perfil    |   Quinhentinos  |     Palestras   |   Contato
                 





Assunto: Criatividade e Inovação

PERGUNTA DE PLANTÃO

Minha ex aluna Claudia Torres pergunta se valeria a pena fazer novamente meu workshop de criatividade, que ela já cursou anos atrás. 

Resposta

APÓS 32 ANOS, FALO MENOS EM CRIATIVIDADE E MAIS EM  SINTONIA.

   JP 2018

Explico o que houve. Após 55 anos de vida de curioso, em 1986 fui convidado a lecionar criatividade. Foi como receber de presente um livro de revelações. Cada dia, uma página de surpresas. Primeira descoberta: ao abrir portas, também entramos. Ao dividir o que sabia, ia aprendendo como nunca. E compartilhava tudo. Me tornei um muro rebatedor.

Minha disciplina era Criatividade e Inovação. Por sorte, a faculdade não me deu programa ou bibliografia, então recorri ao que a prática me ensinara. Assim vieram aulas e, ano após ano, percebi que meu mundo ficava mais colorido e eu conseguia ajudar alguns alunos a tornar suas vidas mais relevantes. Começava minha 2ª carreira.

Publicaram meu 1º livro de criatividade, que começou a ser adotado. Sucesso. Mas a maior alegria foi descobrir como facilitar a criatividade: havia um recurso emocional para aceitar a mudança necessária para lidar com o novo. Chamei isso de abordagem das aberturas.

Vieram anos de diálogo e, sem pensar, um tema invadiu nossa aprendizagem, a sintonia. Ligar-se ao entorno era a motivação da moçada para tudo, não só inovação e criatividade.  Aos poucos, caiu ficha: o xis de tudo é a sintonia. Criatividade é legal, mas sua maior mágica é abrir a porta para a realização pessoal, o que acontece por uma boa sintonia com o entorno.

E a boa sintonia se faz conhecendo os dois polos, a si e o entorno. Autoconhecimento primeiro, e depois a percepção menos superficial do mundo – simples assim. Penso que hoje tenho pronta essa nova abordagem, que se resume nisto: para fazer o melhor trajeto na vida conheça-te, e depois preste atenção ao correr do mundo.

Então, Claudia e outros ex-alunos: alegremente espero ver vocês, de novo! Se tiverem interesse, podem ver as próximas datas em www.predebon.org

JP AGO 2018□


Criatividade Abrindo o lado inovador da mente Profissão Professor 2 Viva a Equipe Inovadora Pensar e Sorrir Profissão Professor
Criatividade Abrindo o lado inovador da mente
Editora Pearson 8a.ed. 2013
     comprar

Profissão Professor 2
Editora Longarina 2013

Viva a Equipe Inovadora
Quark Press Editorial 2012
Pensar e Sorrir
Cia dos Livros  2011
Profissão Professor
Cia dos Livros  2010
Criatividade para Renovar Aulas
Inovacao no Varejo
Getao da Inovacao
Curso de Propaganda
Caleidoscopio
Criatividade para Renovar Aulas
Editora Brainstore – 2009
Inovação no varejo, co-autoria com Edson Zogbi
Edt. Atlas 2a ed. 2009
Gestão da Inovação
Editora Profitbooks  2008
Curso de Propaganda
Editora Atlas 2007
Caleidoscópio  (Romance)
Produção Editora Atlas 2005
Criatividade Hoje
Convivencialidade
Propaganda
Deslimites
 Urgente Inajjar
                            
Criatividade hoje: como  se pratica, aprende e ensina
Editora Atlas - 3a Ed. 2003

Convivencialidade
Editora Atlas - 2001
Propaganda Profissionais Ensinam Como se Faz  Editora Atlas 2000 Deslimites (Poesia) Clique na imagem para ler
Ed Dag 1986
Predebon também tem capítulos publicados nos livros: Urgente Carreira, de Eduardo Najjar e Administração Empreendedora, de Edmir Kuazaqui.
jose@predebon.com.br